Bello Corpo

Ritidoplastia (Lifting Facial ou Cirurgia das Rugas)

 

1) Como é a cicatriz da cirurgia de Ritidoplastia?
A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente. Apesar desta advertência prévia, muitos(as) pacientes costumam olvidar-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Esperamos que você não seja um(a) deles(as) e tenha sempre em seu poder este folheto de instruções. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

 

2) Quantos anos vou rejuvenescer?
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frizá-lo pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer "o relógio do tempo" ser retardado conforme sua vontade. Podemos confidenciar-lhe que nenhum cirurgião plástico logrará este intento. O que a cirurgia pode proporcionar é a correção de defeitos que o envelhecimento propiciou, como retirada do excesso de pele e suspensão das estruturas da face, o que acaba por levar à um rejuvenescimento.

 

3) Por quanto tempo se mantém o resultado?
A cirurgia da face, pescoço e pálpebras rejuvenesce visualmente esses territórios. "Ela retarda mas não interrompe o processo evolutivo do organismo". O paciente continuará envelhecendo com o tempo, porém a partir de um visual mais jovem.

 

4) Quais são os riscos possíveis nessa cirurgia?
Raramente a cirurgia de rejuvenescimento faial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução como hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide (por predisposição do paciente), necrose (mais comum em fumantes), infeção.

 

5) Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?
Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

 

6) Quanto tempo em média dura a cirurgia?
Depende muito da cirurgia (se incluirá pálpebras, fronte, pescoço) e da técnica usada. Pode demorar de 2 horas a até 6 horas. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.

 

7) Qual o tempo de internação?
Doze horas para as cirurgias realizadas sob anestesia local e sedação. Vinte e quatro horas para aquelas realizadas sob anestesia geral.

 

8) Há dor, no pós-operatório?
Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos comum.

 

9) Quando são retirados os pontos?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 72 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 5 e 15 dias.

 

10) Quando poderá ser utilizada maquilagem?
Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10° dia.

 

11) Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

 

12) O "corte de cabelo" preparatórlo para a cirurgia é muito extenso?
Poderá ser disfarçado no pós-operatório? Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.

 

13) Vou ficar satisfeito com a minha cirurgia?
Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar "mais bonitas". Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia.

 

 

Voltar

Bello Corpo - Rua Machado Bittencourt, 361 Cj. 409 - Vila Clementino - CEP: 04044-001 - São Paulo - SP - Tel.: 55 (11) 5904.1414

Responsável Técnico: Dr. Carlos Augusto Neumann - CRM 59071