Bello Corpo

Rinoplastia (Cirurgia do Nariz)

 

1) Como é a cicatriz da cirurgia de Rinoplastia?
Praticamente não existem cicatrizes aparentes na cirurgia estética do nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas "dentro do nariz" ou nos sulcos; consequentemente deixam vestígios inaparentes. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos, uma cicatriz imperceptível é colocada na "columela" (parte inferior do nariz).

 

2) Poderei escolher a forma que eu desejar?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Outra limitação que existe é o próprio tipo tecido que o nariz apresenta: p. ex: um nariz de pele grossa jamais poderá se tornar tão fino e delicado como outro de pele fina

 

3) O resultado final é imediato?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que raramente ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

 

4) Interfere na respiração a cirurgia de Rinoplastia?
A Rinoplastia estética visa, também, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade no pós-operatório mediato (algumas semanas), isto se deve ao fato do edema também existir na parte interna do nariz, assim como o movimento de "válvula respiratória" fica prejudicado nesse período, por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo que, em muitos casos, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico. Quando a correção simultânea de septo e pirâmide nasal demanda cuidados especiais, a cirurgia estética deverá ser feita numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo pelo especialista. Problemas alérgicos como rinite não sofrerão nenhuma mudança com a cirurgia.

 

5) Qual o tipo de anestesia que se utiliza para a operação?
Tanto a anestesia local com sedação quanto a geral podem ser utilizadas dependendo do caso.

 

6) Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Geralmente de 90 a 120 minutos.

 

7) Qual o tempo de internação?
24 horas (anestesia geral ) 12 horas (anestesia local com sedação).

 

8) Quais são os tipos de curativos para essa cirurgia?
Após terminar a cirurgia, o nariz é mantido imobilizado com gesso, que o recobre totalmente. Esse gesso permanece por cerca de 7 a 10 dias, período após o qual é retirado no consultório. Poderá ou não ser utilizado o tamponamento nasal (com gases vaselinadas), que é deixado por 24 a 48 horas. O gesso é importantes para a 1ª fase da modelagem do nariz.

 

9) Pode haver sangramento no nariz após a cirurgia?
Existe um pequeno sangramento através do tamponamento de gaze, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

 

10) Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente) para não encostar o nariz no travesseiro.

 

11) Quando poderei tomar sol?
Para exposições longas (praias, banhos de sol), aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias.

 

12) Vou ficar satisfeito com a minha cirurgia?
Evidentemente. Dentre as cirurgias estéticas, a do nariz é uma das que proporcionam grandes satisfações. Lembre-se no que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que por lapso tenham sido olvidados. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a operação. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informa-lo(a) a respeito da Rinoplastia estética. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.

 

 

Voltar

Bello Corpo - Rua Machado Bittencourt, 361 Cj. 409 - Vila Clementino - CEP: 04044-001 - São Paulo - SP - Tel.: 55 (11) 5904.1414

Responsável Técnico: Dr. Carlos Augusto Neumann - CRM 59071