Bello Corpo

Mamoplastia de aumento (Prótese de Mama)

 

1) Como é a cicatriz da cirurgia de Prótese de Mama?
Toda cirurgia deixa cicatrizes. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar as cicatrizes em locais disfarçados. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna bastante discreta. Alguns cirurgiões as situam no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila.

 

2) Como ficará minhas mamas após a cirurgia?
As mamas podem ter seu volume aumentado através da cirurgia. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone a serem introduzidas. Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia.

 

3) Sobre a cicatrização, pode haver algum problema?
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já o dissemos, nos facilitará o prognóstico cicatricial.

 

4) Existe correção para as cicatrizes hipertróficas?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com as características do período inicial da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, "também estão apreensivos quanto ao resultado final".

 

5) Quanto tempo demora para ter o resultado final?
Apesar do resultado imediato ser muito bom (70%), somente no período tardio é que as mamas atingirão sua forma definitiva (após 6 meses).

 

6) Posso engravidar, ou prejudicará a cirurgia?
Durante a gravidez a mama aumenta, reduzindo após a lactação. Isto leva à distensão da pele, que poderá não retornar ao normal após a lactação. Caso isso aconteça poderá ocorrer uma ptose (queda) da mama.

 

7) A prótese de mama interfere na amamentação?
Não. Tanto a prótese colocada submuscular, quanto a submamária ficam situadas abaixo da glândula, não interferindo de nenhuma forma no crescimento mamário durante a gravidez e na amamentação.

 

8) Como é o pós-operatório?
Vou sentir muita dor? Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados.

 

9) Qual o tipo da anestesia utilizada?
Anestesia local com sedação ou geral. Depende do caso.

 

10) Quanto tempo em média demora a cirurgia?
Em média de 90 minutos até 120 minutos se necessário for.

 

11) Qual o período de internação?
24 horas (anestesia geral ) e 12 horas (anestesia local com sedação).

 

12) Quando são retirados os pontos?
Entre 10 a 14 dias após a cirurgia.

 

13) Quando poderei tomar banho completo?
Geralmente após dois dias.

 

14) Quando poderei retornar a minha ginástica?
Geralmente após 60 dias, com exercícios progressivos.

 

 

Voltar

Bello Corpo - Rua Machado Bittencourt, 361 Cj. 409 - Vila Clementino - CEP: 04044-001 - São Paulo - SP - Tel.: 55 (11) 5904.1414

Responsável Técnico: Dr. Carlos Augusto Neumann - CRM 59071