Bello Corpo

Lifting de Coxa (Dermolipectomia da Coxa)

 

1) A cirurgia deixa cicatriz muito visível?
A cicatriz resultante de uma dermolipectomia de coxa localiza-se obliquamente na prega inguinocrural (virilha), estendendo-se posteriormente até o sulco subglúteo. Apresenta maior ou menor extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho.


A- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível.


B- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de "vermelho" para o "marrom", que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais. Nessa fase é importante não tomar sol na cicatriz para esta não ficar definitivamente escura.


C- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 12º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período. Devido ao peso da pele da coxa, que fica causando tração sobre a cicatriz, é comum haver algum alargamento desta no decorrer da cicatrização.

 

2) Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?
Nos primeiros meses, a raiz da coxa apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeita a períodos de “inchaço”, que regride espontaneamente. Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado a drenagem linfática, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 06 a 12 meses de pós-operatório.

 

3) A Dermolipectomia de coxa corrige o excesso de gordura localizada da região?
Isto depende do seu biotipo e volume de gordura localizada. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo do caso, poderá ser associada uma lipoescultura no local, junto com a dermolipectomia ou previamente a esta.

 

4) Há perigo nesta operação?
Raramente a cirurgia de dermolipectomia de coxa traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Porém para que os riscos sejam mínimos é necessária a observação das orientações pré e pós-operatórias do cirurgião.

 

5) Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?
Poderá ser utilizada a peridural ou a geral.

 

6) Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
Em média 3 a 4 horas.

 

7) Terei que tomar antibióticos?
Sim, durante um período de 7 a 10 dias.

 

8) Qual o período de internação?
De 1 a 2 dias (evolução normal).

 

9) São utilizados curativos?
Sim. Curativos periódicos.

 

10) Quando são retirados os pontos?
Quando houver pontos a serem retirados, estes o serão de 7 a 15 dias.

 

11) Quando poderei tomar banho completo?
Geralmente 2 dias após a cirurgia.

 

 

Voltar

Bello Corpo - Rua Machado Bittencourt, 361 Cj. 409 - Vila Clementino - CEP: 04044-001 - São Paulo - SP - Tel.: 55 (11) 5904.1414

Responsável Técnico: Dr. Carlos Augusto Neumann - CRM 59071