Bello Corpo

Pré-operatório

 

Após a cirurgia, você deverá permanecer alguns dias de repouso, por isso a necessidade da programação:

 

Alimentação: Se você é a responsável pelo preparo da alimentação de casa comece duas semanas antes a fazer porções individuais de congelados ou mesmo verificar os restaurantes que você vai pedir a comida.

 

Bolsas de gel: Em algumas cirurgias faciais é necessário o uso de bolsas de gelo para diminuir o edema e o inchaço. Comece providenciando-as ou mesmo já congele cubos e separe-os em porções de 05.

 

Elevação da cabeceira: Cirurgias como dermolipectomais e cirurgias de face (ritidoplastia e blefaroplastia) exigem que você fique como a cabeceira da cama elevada. Algumas lojas magazine possuem encostos angulados e elevados que são usados para salas de TV e que nesses casos podem ser usados para o pós operatório.

 

Acompanhante: Requisite um parente ou amigo como acompanhante ele deverá levá-la até o hospital no dia da cirurgia assim como em alguns casos dormir no hospital em cirurgias mais prolongadas.

 

Locomoção e transporte: Certas cirurgias necessitam repouso para dirigir por algumas semanas, certifique-se que tenha alguém para lhe dar carona ao seu trabalho ou para outros afazeres.

 

Medicamentos:

Mostre para seu cirurgião todos os medicamentos que você faz uso. Alguns podem prejudicar a cirurgia devendo ser suspensos alguns dias antes. É o exemplo do Ácido Acetil Salicílico (Aspirina, AAS, Buferin) e de algumas fórmulas de emagrecimento. Outros medicamentos podem ser tomados como é o caso dos anti-hipertensivos.

 

Álcool e drogas: não fazer uso de maneira alguma, dias antes da cirurgia.

 

Pós-operatório

 

Vestuário:
Separe roupas largas, camisas com abertura na frente, calças com elástico (moleton) e óculos escuros (cirurgias de face); lembre-se que você passará por um período de inchaço antes dos resultados definitivos.

 

Malha cirúrgica: Verifique com seu cirurgião que malha deverá usar, assim você pode comprar com antecedência e se necessários já fazer os ajustes.

 

Locais de descanso: No pós-operatório você deve permanecer em áreas ventiladas, longe de calor intenso e livre de fazer esforços físicos. Se você mora em sobrado evite de ficar subindo e descendo as escadas, faça apenas o necessário.

 

Banho: Pergunte ao seu cirurgião quando poderá tomar banho, algumas cirurgias necessitam que você fique com o curativos por dois dias.

 

Drenagens linfáticas: Conheça a pessoa e o local onde você fará as drenagens linfáticas e as massagens pós operatórias. Dê preferência a fisioterapeutas que têm essa formação ou profissionais que já tenham experiência. Pergunte sobre os valores e os aparelhos que serão usados como coadjuvantes: ultrassom, endermo, vácuo, etc.

 

Retorno ao trabalho: Organize-se para ficar afastado pelo período de tempo que for necessário, lembre-se que o resultado final dependerá também do seu pós-operatório.

 

Dirigir: Não dirija sob o efeito de alguns analgésicos. Se estiver fazendo uso de algum deles, peça uma carona ou chame um táxi.

 

Academia e exercícios físicos: pergunte sempre ao seu cirurgião quando estará liberado. Exercícios físicos podem piorar o inchaço e provocar assimetrias no resultado final.

 

Sol: Fique distante do sol nos primeiros meses. Ele pode ser muito prejudicial para as cicatrizes da cirurgia. Use sempre protetor solar acima de 20 FPS.

 

 

Voltar

Bello Corpo - Rua Machado Bittencourt, 361 Cj. 409 - Vila Clementino - CEP: 04044-001 - São Paulo - SP - Tel.: 55 (11) 5904.1414

Responsável Técnico: Dr. Carlos Augusto Neumann - CRM 59071